sexta-feira, outubro 23, 2009

Novidades e mais um no papo

Xiça! Isto é que tem sido!



Como os meus amigos sabem, eu ando pelo Perimeter Institute, perto de Toronto. Nas últimas três semanas tenho trabalhado como um animal, de manhã à noite, com uma pequena pausa aí pelas seis da tarde para falar com o meu contacto de Cambridge que me permite manter a sanidade mental.

Mas hoje, hoje meus amigos, dia 23 de Outubro de 2009, os meus esforços finalmente compensaram! Ganhei o prémio... eer desculpem lá, estava que estava a ter uma visão profética qualquer :P não, simplesmente acabei a porcaria dum artigo no qual estava a trabalhar já há uns cinco ou seis meses, e que se não me trará fama e fortuna ao menos trar-me-á paz de espírito durante uns tempos!

O famoso artigo intitula-se "Transport coefficients, membrane couplings and universality at extremality" e deverá sair segunda ou terça. O título é meio esquizofrénico, mas a ideia do artigo é simples. Uma coisa que eu gostava de falar aqui no blog um dia destes é sobre AdS/CFT, a área da teoria de cordas onde eu trabalho e que acho fascinante. Mas essa conversa fica para outro dia, o que é importante é que este AdS/CFT pode ser usado para fazer contas muito difíceis duma maneira extremamente simples. A ideia é básica é que há duas teorias que parecem diferentes mas que na realidade são iguais, e quando numa é difícil fazer contas na outra é fácil e vice-versa.

Pronto, a ideia é usar isto para estudar coeficientes de transporte em fluidos muito pouco viscosos. Isto geralmente quer dizer que as interacções entre as partículas constituintes do fluido são muito fortes. Nestas circunstâncias usamos o nosso AdS/CFT e em vez de falarmos dum fluido falamos dum buraco negro (!!!!), e as propriedades do buraco negro dão-nos as propriedades do fluido. Fixe né?

O meu artigo fala sobre como usar os buracos negros para aprender mais sobre o fluido em várias circunstâncias. Isto inclui casos em que a teoria da gravidade não é exactamente a relatividade geral de Einstein, mas em vez disso tem umas pequenas correcções que, vocês adivinharam, vêm das cordinhas.

De modo que estou contente! Um a menos, venha o próximo! Terça já volto para Cambridge, de modo que a minha viagem aqui não foi completamente inútil ;) Mais novidades para breve!

3 comentários:

Anónimo disse...

Muy bien!
Só de ler a descrição fiquei atordoada! e ainda me queixa da fisicazita q tenho de saber na radioterapia!

Força e muito sucesso
Ana Margarida Romeiro

Miguel disse...

Obrigado! Deixa lá que ao menos a física que tu tens de saber ao menos serve para alguma coisa ;)

Espero que esteja tudo bem!
Beijinhos,

Miguel

Anónimo disse...

Meus Caros comentadores

Apenas e só um comentário vou fazer...
... o Miguel é meu cunhado!!! :-)))
ehehehehe.

Bjs Lu e Sergio