quarta-feira, outubro 07, 2009

Aquele onde o Migas corre (mais que) uma meia-maratona

2h24. Este foi o tempo que demorei a percorrer os 24.3 km que separam as cidades de Sedan e Charlesville-Mézières, na região das Ardennes em França. Mais de 3100 corredores tentaram completar aquela que é a corrida mais antiga da Europa, já na sua 89ª edição! Entre desistências e cãibras houve 200 que não acabaram. E assim, consegui pela primeira vez na minha vida fazer uma corrida de longa distância, acima mesmo de uma meia maratona (que é só 21.1 km :P )

Sexta-feira saímos de Cambridge rumo a Laon, terra dos avós da Camille. Estava um bocado nervoso nos dias que antecederam a corrida, mas a comidinha boa da Mamy Jacqueline ajudou-me a acalmar ;) Aquilo que me preocupava mais era a minha perna esquerda. Duas semanas antes da corrida, num dos meus treinos mais difíceis (16 km) fiquei com uma espécie de contractura na perna que nunca passou completamente. O meu medo era que não fosse capaz de acabar a corrida por causa disso.

No Domingo lá fomos para Charlesville, onde nos encontrámos com os pais da Camille.
Isto porque o pai da Camille já é um veterano, e decidiu acompanhar-me,ou melhor eu é que o acompanhei para a sua terceira corrida. Apanhámos o autocarro para Sedan, apinhado de gente com ténis à pro e fatos de corrida que mais pareciam de mergulho. Mas eu não fiquei intimidado :P

Chegámos a Sedan e fomos parar a um ginásio para esperar a hora da partida. É um ambiente engraçado... centenas de pessoas a comerem as suas sandes, barras de cereais e saladas de massa para acumular energia para a prova, a massajarem os músculos com cremes, até a pôrem adesivos nos mamilos para não ficarem irritados com o roçar, e finalmente os WC apinhados. Os mais necessitados/apressados aproveitaram o terreno vago ali perto como casa de banho improvisada...

Após muita antecipação chegou a hora de irmos para a partida. Mais de três mil pessoas prontas para a largada, o público nas varandas e na beira da estrada a puxar por nós! Ouviu-se um disparo e lá fomos nós!

A rota que vai de Sedan a Charleville leva-nos pela velha estrada nacional, atravessando aldeias onde a banda local toca em nossa honra, passando pelos campos com as vaquinhas a pastar, e com o riu Meuse logo ali ao lado. O tempo foi clemente: não estava sol, mas também não choveu e a temperatura era ideal.

Nos últimos quilómetros entramos em Charleville já todos rotos... A minha perna começou a doer aos 7km e foi lentamente piorando até ao fim, mas felizmente aguentou! Passamos pelo centro da cidade onde as ruas estavam fechadas ao trânsito e uma multidão dava-nos a motivação para acabar esta última etapa; senti-me como um ciclista na volta a Portugal. Mas, por esta altura estava tão cansado que nem sequer sorri :P só pensava em acabar!

Finalmente chegamos ao fim onde a minha massagista pessoal já estava à minha espera, e faço um último sprint para cortar a meta! Conseguiiiiii!

P.S.: Fotos para breve... Entretanto tenho um vídeo da minha chegada victoriosa para quem quiser ;)

Sem comentários: