![](http://photos1.blogger.com/blogger/7577/1606/320/1044_imagem%281307%29.jpg)
Todos os anos no dia 5 de Novembro se comemora o dia de Guy Fawkes aqui em Inglaterra, com direito a fogo de artifício e fogueiras gigantes. E perguntam vocês: "quem é esse gajo?". Pois é meus amigos, vocês pedem e eu ensino! Aqui começa uma pequena lição de História retirada directamente do vasto espólio de conhecimento que habita o crâneo deste vosso amigo... (ou seja, copiada na íntegra de um site qualquer que achei no Google)
Acontece que os católicos cá da zona não andavam muito contentes por alturas de 1600 e troca o passo. A rainha Elizabeth I tinha morrido em 1603, e esperava-se que a situação mudasse com o novo rei, James I, visto na altura haver muita discriminação contra católicos. Ora, como ficou tudo na mesma, o pessoal resolveu tratar do assunto mais diplomaticamente: com 36 barris de pólvora.
A ideia era mandar pelos ares o pessoal todo: o rei, o príncipe de Gales, e os membros do parlamento que andavam a fazer a vida difícil aos católicos. Os conspiradores arranjaram uma cave por baixo do parlamento e lá esconderam os explosivos, para os rebentar no dia de abertura.
E por que é que os ingleses festejam uma coisa destas? Simplesmente porque o plano falhou! O pessoal começou a ter dúvidas acerca do plano, e um dos conspiradores enviou uma carta a um Lord seu amigo a aconselhar que não fosse ao parlamento no dia de abertura. Daí ao rei saber foi um passo, e na manhã do dia 5 de Novembro o nosso amigo Guy Fawkes, que estava lá à espera de fósforo na mão (nem por isso) foi apanhado, morto, torturado, e morto outra vez. E pronto, desde então todos os anos se festeja neste dia o falhanço do atentado!
Aqui em Cambridge o fogo foi um espectáculo. Ao princípio parecia fraquinho, mas foi gradualmente melhorando até que se tornou bastante bom. Estavam umas 25000 (!) pessoas a assistir, havia barraquinhas das bifanas, hamburguers e outros que tais, e ainda os espectaculares carrocéis! Não tive oportunidade de os ir ver, já que a fome apertava. Como a minha experiência com fast-food inglesa até agora não tem sido muito positiva, dirigimo-nos a um restaurante apropriado: comida tailandesa!
Após uma hora à espera que o raio do prato chegasse, lá chegou: arroz com ananás e carne de porco, número 54 do menu. Avaliação: "Eh!". No fim, a conta - 10 libras, ou 15 euros p'rós amigos. Ouch! Isto sem bebida nem sobremesa atenção! Minhas ricas explicações se não fossem vocês...
![Posted by Picasa](http://photos1.blogger.com/pbp.gif)
Sem comentários:
Enviar um comentário