quinta-feira, setembro 29, 2005

Cambridge



6.30 da manhã estava a pé. Não consegui dormir como deve ser, suponho que estranhei a cama. Deram-me uma almofada que mais parece um penso higiénico em ponto grande, de modo que tive de aplicar os meus dotes de engenheiro e fiz uma para mim: duas tolhas enroladas metidas numa fronha! Vagueei pela cama mais algum tempo. Ainda era cedo para ir tomar o pequeno-almoço. Por volta das 8h levantei-me e saí à aventura. O dia estava lindo! Um sol radioso a dar-me as boas-vindas no meu primeiro dia em Cambridge.

O meu quarto é razoavelmente grande. Maior do que qualquer um que alguma vez tenha tido! Não me falta nada, a não ser uma cómoda para pôr a roupa que só virá no final de Outubro (ainda dizem que os ingleses são pontuais). Tenho uma janela grande que dá para o quintal e onde por entre as árvores vislumbro o céu. Umas vezes claro, outras vezes encoberto, hoje radiante! Aqui em casa somos sete homens. Eu, um coreano, um escocês e o resto não sei bem, penso que é tudo inglês. Não se socializa muito aqui em casa, dou-me mais com o escocês. Temos 3 casas de banho e uma cozinha grande. Tenho direito ao meu próprio armáriozinho e a um cantinho no frigorífico. Duas vezes por semana vêm as mulheres limpar a casa, mas não entram nos quartos. Deixo o baldezinho do lixo à porta do quarto e elas deitam fora. Cá dentro tenho de limpar eu.



Saí de casa e dirigi-me a Wolfson Court, o centro dos graduados. Foram uns 20 minutos a pé, durante os quais pode apreciar as casinhas tipicamente inglesas.À porta uma enxurrada de bicicletas. Aqui em Cambridge muita gente usa uma como o seu meio primário de transporte. Neste centro temos cantina, alojamento para muitos (eu já fui tarde), lavandaria, sala comum, biblioteca, sala de computadores, etc. Chegando lá tomei o meu primeiro pequeno-almoço inglês - ovos, bacon, salsicha e um croissantzinho com manteiga.


Já melhor de um lado parti à aventura por Cambridge. É uma cidade linda. Os colleges são todos fabulosos, há alguns com mais de 700 anos. Há jardins, estátuas, igrejas monumentais. Nas traseiras dos colleges estendem-se prados verdes onde pastam vacas e vagueiam patos. No centro da cidade há um mercado onde comprei o meu gorro oficial da Universidade de Cambridge. Estava frio!
Por todo o lado viam-se turistas e estudantes. Cambridge é uma cidade vibrante mas ao mesmo tempo antiga, e impõe um certo respeito.


Ao fim de 3 horas a andar, fez-se horas de voltar a Wolfson Court para ir almoçar: carne assada! Em seguida o primeiro contacto com os graduados - fomos todos conhecer melhor o sítio, guiados por um dos representantes do MCR - Middle Combination Room - basicamente a associação de estudantes graduados do meu College. Vimos a biblioteca, o bar, a sala dos computadores e as instalações dos estudantes sortudos que conseguiram lá ficar (a minha candidatura já foi tarde...). Conheci algumas pessoas nesta voltinha, incluindo um escocês que vive em minha casa! Ainda não o tinha visto!




Após tratar de algumas burocracias e receber uns envelopes com papelada, fui a caminho da cidade novamente, desta vez para comprar a minha capa. É precisa para ir aos eventos oficiais, como jantares formais, fotografia de curso, etc. Fui com o escocês, e fomos trocando impressões. O rapaz até é porreiro! Passou um ano na Austrália quando tinha 17 anos, de modo que já está habituado a estas andanças. Só aqui o saloio é que não foi a lado nenhum! Comprámos a capa (50 libras=75€) e fomos às compras no Sainsbury's, o minipreço cá do sítio. Pão, queijo, cereais, leite, bananas e alguma louça. A primeira de muitas visitas!

Cheguei a casa exausto. O meu jantar foi uma sandes, já não tinha forças para ir a Wolfson Court. Depois de distrair-me um bocadinho no PC estava pronto para dormir - eram 21.30! No dia a seguir não tinha nada marcado, de modo que podia descansar em paz...

Sem comentários: